PSICOTERAPIA PERINATAL



A gravidez e o período pós-parto são momentos caracterizados pela sucessão de experiências intensas, físicas e psicológicas.


Essa fase da vida é um momento de grande riqueza e de profunda complexidade. Em nossa sociedade ele é considerado um momento privilegiado, um período a qual a mulher, símbolo da fecundidade, vive em pleno desabrochar. Mas esse privilégio nem sempre vem como esperado. 


A situação de mudança (no corpo, na vida do casal, nas condições financeiras, nos cuidados com uma criança...) pode provocar sofrimento psicológico, muitas vezes transitórios e compatíveis com a nova situação, outras vezes duradouros e nocisos se não forem trabalhados.

Possíveis pensamentos e ansiedades da mulher que gesta : "Será que o meu corpo irá voltar ao normal?"; "Não consigo me sentir feliz e bonita com a gestação"; "Será que eu vou ser capaz de desempenhar o papel de mãe?"; "Tenho um medo terrível do parto"; "Será que eu vou morrer no parto?". Com a criança:"Tem deformidades físicas ou problemas genéticos?"; "Será que vai resistir ao parto?"; "Será que conseguirei lidar como seu choro?" " Essa criança não veio como eu esperava"; "Será que ela tem problemas?" Com o parceiro: "Será que o nosso relacionamento vai melhorar ou piorar?"; "E as relações sexuais?"; "Será que vai ficar com ciúmes do nosso filho?"
Com o trabalho: "Tenho pavor de pensar em voltar a trabalhar e deixar a minha criança"; "Quero trabalhar para me afastar do meu filho";

Esses pensamentos são normais e frequentes com a maioria das mulheres, mas devem receber cuidados e atenção caso tragam inquietação e ansidade prolongada, ou sintomas de depressão e pânico.

Um momento de vida tão emocionante e feliz como o nascimento de uma criança por vezes, pode se tornar num momento de sofrimento agudo para algumas mães, casais e seus recém-nascidos.

A psicoterapia é uma ótima ferramanta de ajuda para as mulheres e seus parceiros que buscam saúde emocional, como alívio do estresse pré e pós parto, tratamento para depressões, ansiedades, perdas e lutos. É um lugar para expressar  livremente as ansiedades e temores, e assim, com a ajuda de um profissional qualificado, enfrentar as situações de  forma mais confiante, tranquila, adaptativa e realista. 

O atendimento psicológico é indicado para:

  • a preparação para o parto e pós parto
  • o estresse da mulher e do homem que gestam
  • fobias relacionadas com gestação e parto
  • depressão pré e pós-parto 
  • mães com bebês em atendimento na UTI
  • inseguranças e preocupações excessivas com o bebê
  • infertilidade
  • entre outros.

A  reflexão e o tratamento desses desconfortos trazem a oportunidade do amadurecimento, superação, transformação e do acolhimento da nova vida que vem carente de amparo. No momento em que nasce a criança, também nasce uma mãe, um pai e uma família que cuida.





Como marcar uma sessão em Curitiba?

Entre em contato com psicóloga 
Cristina Trevisol e Silva(CRP 08/17190)
através do email: cristinatrevisol@yahoo.com.br





0 comentários:

Postar um comentário